quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

E chegou o dia !!

Bem, ficamos um bom tempo sem postar nada por aqui pois o final do ano foi bem movimentado !!
Tenho alguns temas para os próximos posts e vou começar com o que entendo que seja o mais importante pra nós e o momento mais esperado, a cirurgia do Arthur !!



O Dr. Sérgio foi o cirurgião responsável pela cirurgia e combinamos de que seria feita no Hospital Santa Catarina. A solicitação do médico era para que fosse feita a partir de um ano de idade e logo que o Arthur fez já passamos pelo médico e marcamos a cirurgia para o dia 19 de novembro, uma sexta feira.
Chegamos ao hospital por volta das 6:30, (Eu, Re, Arthur, Vovô Macedo e Vovó Ana) e o difícil foi segurar o Arthur no Jejum desde a noite anterior. Demos a entrada e já fomos para o quarto aguardar a chamada para a cirurgia. Enquanto esperávamos encontramos toda a equipe do Dr. Sérgio, anestesista, instrumentista, todos que fariam parte do procedimento. Conversamos e apesar do nosso nervosismo conseguimos dar muita risada com eles, todos bem tranquilos e simpáticos.
Aguardamos ainda um tempinho no quarto e vieram fazer os exames pré-operatórios e por volta das 9 horas o levamos para a sala de cirurgia. Ele estava bem sonolento devido a um xarope que eles dão antes da anestesia, mas foi acordado até o momento em que o entregamos para a enfermeira. Confesso que este momento foi muito dificil para nós pois a gente fica pensando .. será que vai ser bom pra ele, se ele vai sentir muita dor ... esse tipo de coisa .. mas logo voltamos para os pensamento de otimismo e de que aqui seria a primeira de muitas coisas importantes que acontecerão na vida dele e torcendo pra que tudo caminhasse na mais perfeita ordem.
Voltamos para o quarto e começou nossa espera ... e olha que não foi nada fácil viu ... as horas não passam, tomamos café, compramos revistas, conversamos e nada de nos avisarem .. quando que as 11:30 toca o telefone do quarto e eles nos avisando de que a cirurgia havia sido um sucesso e que era pra nós irmos até o centro cirúrgico pois ele ia sair da cirurgia e era importante que estivéssemos lá. Saimos correndo do quarto e a Re entrou no centro cirurgico para ficar com ele. Tenho que dizer que este foi o momento mais dificil pra Re pois ela entrou sozinha na área de recuperação e ele estava voltando da cirurgia ainda com um pouco de sangue no nariz, na boca, e chorava baixinho ... e se debatia um pouco. Foi quando a Re o pegou no colo e foi acalmando .. acalmando ... até que ele pegou no sono e descansou. A cena é muito forte pois vc não quer que seu filho sofra ou sinta dor e ver ele ainda com um pouco de sangue foi bem complicado..
Uma hora depois ele continuava dormindo gostoso no colo dela ainda na sala de recuperação e o médico passou para ver como ele estava e para liberá-lo para subir ao quarto. Assim que foi autorizado a Re o levou no colo mesmo dormindo, sem maca, sem nada. Ao chegar no quarto foi um momento de emoção muito grande, com a sensação de que o mais dificil já havia passado e que agora era só a recuperação e que tudo tinha dado certo.
Por estar voltando ainda da anestesia, ele reclamava bastante, tinha dificuldade na respiração, chorava um pouquinho e tinha muita fome por causa de todo o jejum e quem o conhece sabe que não dá pra deixar muito tempo sem comida ...
Devagarinho o deixamos na caminha do quarto e começamos a dar água, leite, fomos limpando o narizinho com Rinosoro e a respiração foi melhorando. A Vovó Ana levou o Julio (boneco) para ele se distrair, levamos outros brinquedos e pouco tempo depois já estava brincando e assistindo TV. Depois disso chegaram meus pais e a Ná para vê-lo e todos ficaram emocionados por tudo ter dado super certo na cirurgia.
Partimos para a dieta líquida e ele começou a se alimentar bem e a dar sinais de melhora contínua. O médico disse que poderia ter dado a alta no mesmo dia mas preferiu que ficássemos a noite no hospital por questão de ajuda das enfermeiras e dos cuidados no pós operatório.
E essa noite foi dificil ... não tinhamos posição, ele chorava bastante por causa do incomodo na respiração. pegávamos ele no colo, ele cochilava, quando colocávamos na caminha ele acordava chorando muito. Resumindo, ele só pegou no sono quando o colocamos no sofazinho do quarto e o ajeitamos com os travesseiros. E aí foi o revezamento a noite toda, apesar de nem eu nem a Renata conseguirmos cochilar. Um ficava ao lado do sofa com medo que ele virasse e o outro num sofazinho tentando cochilar em vão ..
Mas graças a Deus quando deu 8 horas da manhã a médica da equipe do Dr. sérgio veio para ver o Arthur e deu a alta ! Já tinhamos deixado tudo arrumado e assim que ela saiu já pegamos as coisas e fomos pra casa.
Ele já não reclamava de dor, e ao chegar em casa inacreditavelmente demos um pouco de papinha e ele comeu como se nada tivesse acontecido ! A orientação era uma papinha bem ralinha para que não ficassem resíduos por conta dos pontos e posso lhe dizer que ele comeu como se nada tivesse acontecido. Os primeiros dez dias foram só de dieta líquida e papinha bem ralinha mas como ele adora leite e a comida assim não precisa ficar mastigando ele adorou !!
Por conta da cirurgia ele chegou a perder 1 Kg, mas em 10 dias tinha recuperado o peso e engordado mais 300g !
No dia 21/11 (dois dias após a cirurgia) foi o aniversário da Re e com certeza foi o maior presente que poderíamos ganhar era de que ele já tinha feito a cirurgia e estava bem. Essa foto dele foi tirada a meia noite do dia 20 (dia que saiu do hospital) para o dia 21, cantando parabéns no colo da mamãe e bagunçando com os primos!


Durante os 10 dias seguintes foram só melhoras e brincadeiras e fomos no médico para que uma das médicas tirasse dois suportes de gaze que ficam na lateral para que a cicatrização da fenda seja feita primeiro do que as da lateral. Ele tirou estes suportes e ainda riu pra médica como se nada tivesse acontecido.
Dali em diante tivemos mais um retorno com o Dr. Sérgio que nos disse que a cirurgia foi perfeita e que estava tudo na mais perfeita ordem. Ainda temos uma consulta que provavelmente será na semana que vem para encerrarmos mais esta etapa.
Graças a Deus o Arthur passou por esta com tranquilidade e que será apenas uma coisa que aconteceu na infância e que não terá nenhum tipo de problema para o futuro.


Agradecemos mesmo a todos de coração por todas as orações, pensamentos positivos e tudo o que mais queremos é curtir com nossa familia e amigos esta nova fase do nosso pequeno Arthur.
Muito obrigado de coração em nome da minha familia.
Desculpem mesmo pela demora, mas é que precisávamos assimilar tudo o que estava acontecendo pra poder fazer um relato completo e que todos tenham consciência de que a fenda no palato não é um bicho de sete cabeças, que pode ser resolvida e que tomando os cuidados necessários, procurando médicos de confiança e tendo uma familia que lhe dê apoio e carinho, tudo se resolve.
Eu e a Re temos a certeza de que este primeiro ano do Arthur nos fez crescer muito, nos deixou mais fortes, unidos e que o amor e uma palavra de carinho as vezes bastam pra nos confortar em todos os momentos. E agradecemos a vocês, nossos amigos, que nos ajudaram a passar por isso.
Mais uma vez o nosso muito obrigado !!
E logo mais novo post em agradecimento aos profissionais que nos ajudaram a cuidar do Arthur.
(Prometo que vai ser logo mesmo !!!)

6 comentários:

  1. E vc reparou no que está escrito na camisa polo da foto? "Always reaching the victory". Alguma duvida?? :-) O Arthur tem sorte de ter os pais que tem..
    Beijao, meus amigos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Edvaldo!
    Meu nome é Rebeca e cheguei até aqui através de uma busca no Google. Meu filho tem 3 meses e também nasceu com fenda palatina posterior, sem lábio leporino. Descobrimos apenas na véspera da alta hospitalar após o parto(não me pergunte como, ainda hoje me pergunto!). Ele não conseguiu mamar no peito, então eu buscava alguma dica de bico de mamadeira na internet, quando me deparei com seu blog. Meu bebê não faz uso da plaquinha, mas ainda não sei se isso é bom ou ruim.
    Hoje estamos procurando um cirurgião que o opere, mas ainda estamos meio perdidos, uma vez que não obtivemos da equipe do hospital onde ele nasceu, o apoio e esclarecimento necessários. Pensamos até em abdicar do plano de saúde e operá-lo no Centrinho de Bauru, que possui profissionais especializados e é uma referência. Mas essa opção é realmente por falta de termos encontrado um médico dentro do plano de saúde. Você se incomodaria de me fazer a gentileza de passar o contato do médico que operou o seu Arthur? Fico mais tranquila procurando um profissional que já trabalhou com alguém "conhecido". Já o levamos para avaliação com alguns cirurgiões, mas é complicado escolher algum sem referências.
    Se puder me retornar por e-mail, serei muito grata: rebecacamila@yahoo.com.br
    Muita saúde e felicidade pra você e sua linda família!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Pois é Fabi ... ainda mais sabendo quem deu esta camisa pra ele né tia !! A frase diz tudo !!
    Bjs e obrigado por estar sempre ao nosso lado!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rebeca!
    obrigado pela visita ao site!
    E já mandei um email pra você, ok!
    Estamos torcendo pela seu pequeno e qualquer coisa é só nos procurar!

    ResponderExcluir
  5. Olá Luks!
    Estou a procura de uma fono para minha bebêzinha de 2 meses. Foi recomendação da pediatra dela, pois ela engole muito ar ao mamar no peito. Como li seus elogios sobre a dra. Camila, gostaria de entrar em contato com ela. Por gentileza, passe-me por email este contato!
    E parabéns pela história de otimismo do Artur!!
    Ps: Minha bb nasceu no Sta Catarina, eu gostei mto do hospital, vcs fizeram uma boa escolha!
    Abcs e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  6. Olá !!!
    Muito obrigado pela visita ao site ! é exatamente este o propósito, que nos ajudemos e que as coisas caminhem da maneira mais tranquila possível ! A Camila é fantástica e temos certeza de que irá ajudar sua bebezinha !
    Só que você não deixou o email pra que mandemos os dados ! Deixe o email por comentário aqui ou envie um email para edluks@gmail.com e encaminharemos todas as informações para que você entre em contato com ela !
    Muito obrigado pela visita e aguardamos seu contato !!

    ResponderExcluir